Folha da Cidade 304
”Rádio
Ínicio / Notícias / Economia / Pecuarista de Montividiu em Goiás recebe prêmio por silagem de alta qualidade

Pecuarista de Montividiu em Goiás recebe prêmio por silagem de alta qualidade

Desafio – Qualidade de Silagem Premium, realizado pela Sementes Biomatrix, reconheceu os melhores produtores

Mario-Maria-Erich -Van-Den-Broek-produtor-de-Montividiu–a-direita-do-equipamento–com-familiares-e-representantes-da-Sementes-Biomatrix

O pecuarista Mário Maria Matheus Van Den Broek, da Fazenda Tropical, em Montividiu/GO, é um dos grandes vencedores do primeiro Desafio – Qualidade de Silagem Premium, realizado pela Sementes Biomatrix, empresa do Grupo Agroceres. Cerca de 100 pecuaristas que produzem silagem de milho para nutrição do seu rebanho foram pré-selecionados. Desse total, dez passaram à fase final do concurso e os três melhores foram premiados com equipamentos utilizados na produção de silagem. Broek recebe, neste dia 22 de setembro, um compactador de silagem.

Com 7.500 cabeças de gado mestiço, Angus e Nelore, o pecuarista planta 400 hectares dos híbridos BM3069PRO2 da Sementes Biomatrix, na safra verão, e BM790 PRO2 na segunda safra. Produz e armazena 7 mil toneladas de silagem. “Os híbridos Biomatrix possuem uma janela maior para corte de silagem. Além disso, o milho tem característica de semi-dentado, o que facilita na hora do corte, melhorando o resultado de digestibilidade do animal”, afirma Erich Van Den Broek, filho do pecuarista.

Segundo o pecuarista, o híbrido passa por diversas análises em laboratório para verificar e testar a qualidade da silagem. “Conseguimos produzir facilmente dentro da propriedade com uma boa qualidade”, diz.

Desafio Silagem

O primeiro Desafio – Qualidade de Silagem Premium realizado pela Sementes Biomatrix teve como proposta valorizar e premiar pecuaristas que buscam melhorar a nutrição do rebanho por meio de uma silagem de alta qualidade, motivando-os a produzir e armazenar a silagem dentro dos padrões de excelência. Com isso, a empresa buscou reforçar a importância dos híbridos da Sementes Biomatrix.

Para o concurso, técnicos da empresa visitaram as propriedades e coletaram amostras de silagem – que foram levadas ao laboratório da Escola Superior e Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), em Piracicaba/SP, para avaliação do teor de matéria seca, teor de amido, teor de fibra, digestão da fibra entre outros critérios. Com base nos resultados obtidos, foram escolhidos os três vencedores do Desafio.

Os três produtores selecionados receberão equipamentos utilizados na produção de silagem como prêmio pelo desempenho: uma colhedora de forragem (1º lugar), um moinho de grão úmido (2º) e um rolo compactador de silagem (3º).  O primeiro lugar do Desafio ficou com o pecuarista Luiz Cenci, da fazenda Três Irmãos Cenci, em Ibicaré/SC, e o segundo lugar, Leandro Duarte Valente, da Fazenda Soledade, em Paula Cândido/MG.

Sementes Biomatrix

A Sementes Biomatrix, empresa brasileira que integra o Grupo Agroceres, possui o que há de mais avançado em tecnologia e pesquisa para sementes de milho e sorgo, gerando uma seleção de híbridos em genética e adaptação por ambiente de referência. Os produtos resultam de anos de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de agricultura, pecuária e nutrição animal, com a melhor genética e tecnologia de sementes para aumentar a produtividade no campo, proporcionando máxima adaptação e retorno ao agricultor e pecuarista. Com atendimento exclusivo e diferenciado, nossa equipe de especialistas está sempre à disposição para recomendar o melhor produto e atender as diversas necessidades, seja na lavoura quanto na produção de mais leite e carne.

Sobre Equipe JFC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *