Folha da Cidade 304
”Rádio
Ínicio / Notícias / Cidade / Rotary e UniRV promovem a primeira edição do Programa “Bebê abordo” leva atendimento em saúde às gestantes

Rotary e UniRV promovem a primeira edição do Programa “Bebê abordo” leva atendimento em saúde às gestantes

A primeira edição do Programa Bebê Abordo aconteceu no último sábado, 28, no Complexo Celux no Bairro Dom Miguel, o projeto é uma parceria entre a Universidade de Rio Verde e o Rotary Clube Rio Verde 5 de agosto e oferece atendimentos de forma gratuita voltado ao acompanhamento de pré-natal às gestantes da região.

Docentes e acadêmicos das faculdades de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Odontologia e Design participam do programa, o projeto conta ainda com o apoio de duas unidades móveis da UniRV.

                Dicas sobre alimentação saudável, amamentação, exames de teste rápido, acompanhamento odontológico e psicológico, além do dia da beleza, com maquiagem e sessão de fotos das gestantes, foram concedidas as mamães.  A Jessica Alves de Oliveira, que está à espera do seu segundo filho, aprovou o projeto, a mulher, grávida de 37 semanas conta que ter um apoio como esse faz toda a diferença. “Eu não tive uma rede de apoio tão grande quanto essa na gestação do meu primeiro filho, é muito bom ter esse acompanhamento. Eu já passei por todas as tendas que oferecem os atendimentos de saúde e ainda pude registrar esse momento tão marcante e especial”.

A docente Ma.Bárbara Correia, uma das idealizadoras do projeto, ressalta que o pré-natal garante a saúde e a qualidade de vida da gestante e do bebê. “Esse é um projeto longitudinal, e terá continuidade todos os meses, sempre no último sábado de cada mês. É muito importante porque durante essa pandemia nós tivemos uma queda muito grande na busca pelo atendimento de atenção e saúde, além disso, também diminuiu bastante as campanhas de promoção e prevenção”.

                A equipe do Rotary Clube Rio Verde 5 de agosto marcou presença na inauguração do Programa, a parceria com a UniRV, foi assinada em janeiro deste ano por meio de um termo de cooperação.“O projeto em si, ajuda muito a comunidade e dar o apoio necessário para que as gestantes possam ter tranquilidade e a UniRV, está nos dando todo suporte”, disse Presidente do Rotary, Luiz Hermelino.

Buscando prevenir possíveis complicações durante a gestação e promover um parto tranquilo, a Faculdade de Fisioterapia levou informações e orientações sobre o assoalho pélvico. “Estamos mostrando o que é, a importância, principalmente todas as modificações que ocorrem na gestação e o que pode ser feito para prevenir algumas disfunções que podem ocorrer no período gestacional e no pós-parto”, disse a doutoranda, professora Evelyn Schulz.

                Além de cuidar do corpo, o “Programa Bebê Abordo”, destaca ainda a importância da saúde mental, por isso docentes e acadêmicos da Faculdade de Psicologia, ofereceram uma rede de apoio às gestantes, que contam com um grupo de orientação com escuta qualificada, nele, temas como depressão pós-parto, ou qualquer adoecimento puerperal serão discutidos.

                Para os acadêmicos da Universidade de Rio Verde –UniRV que participaram da primeira edição do programa, a iniciativa contribui muito no aprendizado e os torna profissionais ainda melhor. “É um projeto que abrange várias áreas da saúde, e é através de iniciativas como essa que a população pode se informar quanto as questões de saúde e os cuidados que precisam ter” destacou a estudante Wendy Castro do 9º período de odontologia, “é interessante participar e pegar os ensinamentos que nós aprendemos na faculdade e passar à comunidade”, completou o acadêmico Marcos Vinicius. 

                A partir de agora, as gestantes que passaram pela triagem no complexo Celux, serão acompanhadas de perto pelo time de profissionais de saúde da Universidade de Rio Verde, a ação, considerada um sucesso pelas futuras mamães acontecerá novamente no próximo mês.

Sobre Equipe JFC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *