Folha da Cidade 304
”Rádio
Ínicio / Notícias / Economia / Lissauer destaca a força do agronegócio

Lissauer destaca a força do agronegócio

Goiás deve se tornar o 4º maior produtor do grão na safra 20/21, demonstrando a pujança do setor no Estado

Lissauer destaca a força do agronegócio para o desenvolvimento do Vale do Araguaia durante abertura da safra de feijão, em Jussara

Reforçando o compromisso com o setor produtivo, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira, acompanhou na manhã de sábado, 19, a Abertura Oficial da Colheita do Feijão Irrigado do Vale do Araguaia, na Fazenda Maria Helena, em Jussara. Ao lado do governador Ronaldo Caiado e de outras autoridades ligadas ao setor do agro, Lissauer conferiu de perto a potência da região na plantação do grão, que deve consolidar Goiás como o quarto maior produtor de feijão do país na safra 20/21, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
A expectativa é que a produção alcance 346,8 mil toneladas, aumentando 4,2% em relação à última colheita. De acordo com o governador, a tecnologia, aproveitamento da água da chuva e capacidade de intercalar com outros plantios foram fundamentais para os novos índices.
Diante dos dados positivos, o presidente Lissauer falou da importância do agronegócio para o desenvolvimento da região do Vale do Araguaia. “Hoje é um dia histórico para todos os produtores dessa região, que cada vez mais, vem caminhando a passos largos, contribuindo para o desenvolvimento do nosso estado e do Brasil”, afirmou.
Em seu discurso, Lissauer também salientou que a história da produção de grãos e da agropecuária tem as digitais de Ronaldo Caiado, que em todos os momentos de dificuldade, esteve ao lado do produtor. “Hoje a agropecuária é a nova mola propulsora da economia do país, que tem reequilibrado e ajudado o Brasil a sair da crise”, classificou.
O evento foi organizado pela Associação dos Produtores do Vale do Araguaia (Aprova) na Fazenda Maria Helena, do proprietário Walter Baiano, uma das pioneiras na produção de feijão da região. O governador destacou as características da produção local. “É uma produção altíssima na região, com tecnologia, aproveitamento de água de chuva e capacidade de intercalar com outros plantios, como soja e, em seguida, criação de gado. Essa região apresenta um dos maiores percentuais de produtividade e atinge mais de 20 mil hectares de áreas plantadas de feijão. É uma das melhores do Brasil”, destacou.
Também participaram da solenidade o deputado federal José Mário Schreiner; os deputados estaduais Amilton Filho e Thiago Albernaz; o vice-prefeito de Jussara, Adriano Dias; o prefeito de Britânia Marconni Pimenta; o prefeito de Itapirapuã, Erivaldo Alexandre; a prefeita de Israelândia, Adelícia Moura, o prefeito de Montes Claros de Goiás, Vilmar Marciel, o presidente da Associação dos Produtores do Vale do Araguaia (Aprova), Antonio Celso Lopes e demais autoridades.
Produção
A produtividade nas lavouras goianas de feijão também é destaque nacional. Entre os principais produtores, Goiás é o estado com maior produtividade média (2,4 mil quilos por hectare). Também houve aumento de 0,1% em relação à safra 19/20.

Sobre Equipe JFC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *