Folha da cidade 287
Acesse Nossa
Edição Online
Clique na capa para abrir a versão Flip Clique aqui para abrir a versão PDF
Ínicio / Notícias / Cidade / Eleições e Covid19: Como votar com segurança?

Eleições e Covid19: Como votar com segurança?

Faltam poucos dias para eleições municipais, e diante do cenário desafiador da pandemia, as atenções se voltam para os cuidados que os eleitores devem ter na hora do exercício da sua cidadania.
Para quem vai às urnas no próximo dia 15, a orientação é seguir as regras de distanciamento físico, não deixar de lado os protocolos sanitários e se preparar com antecedência para votar em curto espaço de tempo, aconselha especialistas.
No próximo dia 15, eleitores de todo o país vão às urnas. No total, são mais de 147 milhões de pessoas que poderão escolher seus representantes no Poder Legislativo e Executivo Municipal pelos próximos quatro anos.
Este ano o pleito acontecerá de forma totalmente diferenciada devido a pandemia e os riscos que o eleitor pode ter ao exercer a cidadania o que requer muito mais que o ato de votar. Este momento exigirá atenção especial com a saúde. Mesmo os índices apontando redução no número de casos, o vírus SARS-Cov-2 continua com transmissão ativa no País, por isso o Tribunal Superior Eleitoral adotou um plano de segurança sanitária, com objetivo de evitar riscos de contágio do novo Coronavírus durante o processo eleitoral.
Dentre as medidas anunciadas, estão a mudança no horário de votação: as eleições, que originalmente ocorriam das 08h às 17h, serão realizadas das 7h às 17h. Além disso, para garantir a segurança da população e dos mais de 2 milhões de mesários nos mais de 95 mil locais de votação, a regra será redobrar as medidas de proteção e prevenção e seguir as recomendações sanitárias.
As eleições municipais são extremamente importantes para todos nós, cidadãos que dependemos do poder público para contar com saúde, educação, segurança pública, infraestrutura adequada e tantos outros benefícios que temos por direito, mas que dependem de bons legisladores e de um bom gestor municipal para que chegue até a população. No entanto, desta vez será preciso uma série de cuidados extras antes mesmo da hora de votar e não podemos deixar de exercer nossa cidadania por medo ou insegurança. Há muitas etapas que podem ser seguidas para ajudar a reduzir significativamente os riscos nesta pandemia. O eleitor pode, por exemplo, começar confirmando antes do dia 15, seu local de votação e se planejar para votar em horário menos movimentado. Quanto mais preparado o eleitor estiver, menos tempo ficará no local de votação.
O TSE salienta que é importante deixar o horário das 07h às 10h reservado para as pessoas com mais de 60 anos para facilitar o fluxo nas seções eleitorais, que contarão com unidades de álcool em gel para que cada eleitor higienize as mãos antes e depois de votar. Também devido a pandemia, a identificação biométrica foi desabilitada para minimizar aglomeração e filas, e garantir menor contato possível do eleitor com objetos e superfícies. Sem essa identificação, o eleitor precisará apresentar documento oficial com foto e assinar o caderno de votação, uma dica é levar sua própria caneta. Outra orientação importante é não levar crianças quando for votar, pois estas podem correr o risco de exposição à COVID-19. Vá sozinho à sua seção e se precisar deixe seus filhos ou casa aos cuidados de outra pessoa que seja de confiança.
No próximo dia 15, ao chegar no local de votação, evite o contato próximo e tente ficar a pelo menos 2m de distância das outras pessoas, nada de cumprimentos e braços. Use o tempo todo a máscara e evite tocar em superfícies. Leve uma máscara extra e não esqueça do álcool em gel.

Sobre as eleições 2020.
As eleições municipais 2020 acontecerá no dia 15 de novembro, em 95 mil locais de votação. No total, são 401 mil seções eleitorais, para atender os mais de 147 milhões de eleitores. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, para 1º turno foram convocados mais de 2 milhões de mesários. Em todo o país, 5.568 concorrem ao cargo de prefeito e 57.942 disputam pelas vagas nas câmaras municipais.

Sobre Equipe JFC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *