Jornal Folha da Cidade 283
Acesse Nossa
Edição Online
Clique na capa para abrir
Ínicio / Notícias / Educação / Educação estadual em Rio Verde tem crescimento no IDEB 2019

Educação estadual em Rio Verde tem crescimento no IDEB 2019

Investimentos do Governo de Goiás e Seduc no processo de ensino e aprendizagem estimulam desenvolvimento da educação no Estado

A educação estadual em Rio Verde, município do Sudoeste de Goiás, cresceu em qualidade. Os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb 2019), divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e Governo de Goiás, revelam que o Ideb geral das escolas integradas à Coordenação Regional de Educação de Rio Verde (CRE de Rio Verde) passou de 4,00 pontos (Ideb 2017) para 4,60 pontos, no Ensino Médio; e de 5,17 para 5,43 no Ensino Fundamental.
No Ensino Médio, as escolas sob a coordenação de Rio Verde (com 16.311 alunos matriculados) apresentaram um crescimento de 15%, incluindo os municípios de Rio Verde, Castelândia, Santo Antônio da Barra e Montividiu. O Ensino Fundamental apresentou crescimento de 5%.
As escolas estaduais na cidade de Rio Verde tiveram o maior crescimento no Ideb do Ensino Médio, com 21%, passando da nota 3,80 para 4,60. Castelândia ficou pertinho de Rio Verde, com nota 4,50 no Ideb 2019, contra 3,80 no ano de 2017. Montividiu alcançou nota 4,40 este ano, contra 4,20 em 2017. Mas, foi Santo Antônio da Barra que obteve a maior nota no Ensino Médio, com 4,70, contra 4,20 em 2017.
Os números específicos mostram um crescimento geral em praticamente todas as unidades escolares, com destaque para o Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) Carlos Cunha Filho, em Rio Verde, que alcançou nota de 6,10 no Ideb 2019 para o Ensino Médio. E no Ensino Fundamental a nota foi maior ainda: 7,30.
O Colégio Estadual do Sol, também em Rio Verde, teve o maior crescimento proporcional, com 0,11 ponto a mais no Ensino Médio (4,60 em 2019, contra 3,50 em 2017) e 0,9 ponto a mais no Ensino Fundamental (5,50 contra 4,60).
Os colégios João Velloso do Carmo e Alvino Pereira Rocha, os dois em Rio Verde, também se destacaram em crescimento proporcional. O João Velloso cresceu 0,9 ponto no Ensino Fundamental e o Alvino 0,8 ponto no Ensino Médio.
Para a coordenadora Regional de Educação de Rio Verde, Karen Proto, os investimentos do Governo de Goiás nas escolas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc Goiás), têm ajudado muito na melhoria da qualidade do ensino e na disposição dos servidores, de alunos e pais de alunos pelo desenvolvimento educacional. “Claro que um ambiente favorável cria motivação entre nós, e o governo e a secretaria têm atendido todas as nossas demandas e necessidades”, avalia.
Karen cita a construção de novas unidades escolares como um compromisso do Governo de Goiás com a educação em Rio Verde, “inclusive reinauguramos o Centro de Ensino em Tempo Integral Cunha Bastos, uma escola que teve obra paralisada por quase 12 anos e essa nova gestão fez a obra em apenas 8 meses”.

ENSINO E APRENDIZAGEM
Os dados gerais do Ideb 2019 em Goiás mostram o crescimento nas taxas de aprovação e na proficiência nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática, sendo o Estado o único a atingir a meta individual para o Ensino Médio: 4,8. O valor representa um avanço de 0,5 ponto se comparado ao resultado de 2017. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Goiás também apresentou uma evolução, saltando de 6,1 em 2017, para 6,2 em 2019. Já nos anos finais, o índice se manteve em 5,3.
Claro, com todos os investimentos realizados pelo governo estadual, os projetos e programas desenvolvidos pela Seduc Goiás ganham força, como destaca a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli: “O governo e a Seduc vêm desenvolvendo projetos específicos voltados ao processo de ensino-aprendizagem, com o propósito de promover um ambiente escolar significativo e interessante para o estudante, evitando o abandono e evasão, e proporcionando melhorias nas condições de aprendizagem, elevando a proficiência em todos os componentes curriculares”.
Por trás dos números que consolidam Goiás na vanguarda nacional do ensino público estão inúmeras ações capitaneadas pelo governador Ronaldo Caiado, todas realizadas a partir do entendimento de que o ensino de qualidade é a base para o desenvolvimento do Estado. “Nosso objetivo é humanizar a educação, fazer com que as pessoas se sintam respeitadas”, define o governador.

Sobre Equipe JFC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *