Folha da cidade 287
Acesse Nossa
Edição Online
Clique na capa para abrir a versão Flip Clique aqui para abrir a versão PDF
Ínicio / Artigos / Professores ou Mentores?

Professores ou Mentores?

Ana Cláudia Carvalho – Linguista
Orlando, Flória – USA

Podemos pensar que a melhor maneira de ensinar on-line esteja diretamente ligado à um computador ou celular, uma webcam razoável, um microfone, uma boa iluminação, uma conexão estável, tudo isso ajuda, todavia os problemas da educação virtual não se resumem em comprar softwares de última geração, se resume em uma solução humana.
Antes era possível ter a atenção de quase todos os alunos dentro de uma sala de aula, hoje, os alunos estão sem uniforme, vestidos metade do corpo formal e metade de forma informal, ficam dispersos com a televisão, com o cachorro, com os ruídos da casa porque a família reunida em casa nessa pandemia que mudou a vida de todos.
Uma aula de duas horas ministradas de maneira tradicional, focada no professor como centro de tudo não funciona! Forçar os alunos a cumprir horários muito rígidos, ou sobrecarregá-los com muitas atividades não constrói o conhecimento. Para as crianças pequenas, por exemplo, as tarefas acabam ficando por conta dos pais, que quase sempre estão envolvidos com suas próprias atividades e, mesmo assim, precisam ajudar os filhos com essas atividades intermináveis.
Os professores, quase sempre, estão limitados ao que está imposto pelas escolas, pelas secretarias de educação e pelas estruturas governamentais. Os bons professionaris da educação lamentam terem que fazer chamada e policiar alunos on-line e fazer cobranças que, quase sempre, poderiam ser diferentes.
Os profissionais da educação que enviaram atividades sem fim para os alunos, que, possivelmente, lutam contra essa nova realidade da educação terão que se adaptar, enquanto que os professores mentores já estão adaptados.
Os mentores que recebem tarefas e corrigem pelo WhatsApp de forma individual ou grupo, devolvem essas atividades com fotos ou gravação de voz, que criam suas próprias agendas, mas não se irritam com perguntas pela manhã ou tarde da noite dos alunos e dos pais estão dando feedback com mentoria 100% virtual, 100% on-line e utilizando uma ferramenta grátis.
Com isso, pecebe-se que não importa o valor do investimento com aulas on-line, importa querer criar novas regras junto às secretarias, às escola, às instituições governamentais e aos alunos, a fim de oferecermos uma educação significativa.
Como será a educação do futuro? Não temos certezas de nada, mas podemos dizer que os mentores estarão mais integrados.

Sobre Equipe JFC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *