Folha da Cidade 281
Acesse Nossa
Edição Online
Clique na capa para abrir
Ínicio / Notícias / Cidade / RESTAURAÇÃO – PALÁCIO DA INTENDÊNCIA Resgata a História de Rio Verde

RESTAURAÇÃO – PALÁCIO DA INTENDÊNCIA Resgata a História de Rio Verde

Construído em 1885, o Palácio da Intendência é patrimônio histórico do município de Rio Verde e já serviu de Cadeia Pública, onde teve como preso o ilustre Pedro Ludovico Teixeira, (foto antiga) apreendido na Revolução de 30.
O prédio, em sua estrutura original continha um alçapão que servia de entrada para a cela de segurança máxima, e salas destinadas aos praticantes de pequenos delitos. Também contava com cela feminina e um alçapão entre as duas primeiras, que servia de solitária. No piso superior, além das sessões do Júri, eram realizados bailes.
O prédio também serviu como Fórum e Sede da Independência e Intendência Municipal. O monumento foi tombado como patrimônio histórico no dia 14 de junho de 1984, pela da Lei municipal Nº 1933/84.
No primeiro mandato do prefeito Dr. Juraci Martins, o prédio abrigava cursos promovidos pela FMC (Fundação Municipal de Cultura) como Música, Dança, Pintura em Tela, entre outros. No entanto, com o passar do tempo sua estrutura foi se danificando, com vigas em madeira sendo corroídas por cupins, telhas quebradas, paredes com rachaduras, entre outros problemas que fizeram com que este patrimônio histórico do município fosse interditado pelo Corpo de Bombeiros.
Palácio da Intendência
é restaurado pela UniRV
Conforme o projeto de lei Nº 104/2017, aprovado nas sessões ordinárias da Câmara Municipal, ficou autorizado, pelo Poder Público, a concessão do prédio da antiga Cadeia Pública “Palácio da Intendência” para a Universidade de Rio Verde – UniRV. Em julho de 2018, o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale fez a entrega da chave ao Reitor da UniRV, professor Dr. Sebastião Lázaro Pereira para que a Universidade desse andamento na restauração do prédio que servirá para a realização de projetos culturais idealizados pelos acadêmicos e também para uso da população em geral, porém, sob a supervisão da UniRV.
Após um ano e meio em posse das chaves do Palácio da Intendência, com a missão de restaurá-lo, a UniRV cumpre a promessa e apresenta à população rio-verdense o prédio histórico e cartão postal de Rio Verde totalmente restaurado.
Segundo o Reitor, o Palácio da Intendência é um patrimônio histórico e do povo. Restaurando esse prédio a Universidade destaca seu compromisso com o município em estimular a cultura, ajudar a preservar a história do seu povo e incentivar seus acadêmicos a valorizar e resgatar essa história.

Sobre Equipe JFC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *