Jornal Folha da Cidade 283
Acesse Nossa
Edição Online
Clique na capa para abrir
Ínicio / Artigos / “O Legislativo tem fundamental importância no desenvolvimento de Rio Verde”

“O Legislativo tem fundamental importância no desenvolvimento de Rio Verde”

Por Idelson Mendes
Presidente da Câmara Municipal de Rio Verde

Desde os tempos do Império já existiam no Brasil as Câmaras de Vereadores, ou Conselhos. Foram as nossas primeiras instituições públicas eletivas. Assim que Rio Verde, de Freguesia de Nossa Senhora das Dores se tornou Vila, foi necessário que primeiro fosse eleita a Primeira Câmara de Vereadores. Esta era responsável por reconhecer a Freguesia como Vila.
Em setembro de 1862 foi instalado esse colégio, ou seja, a primeira Câmara Municipal. Os primeiros vereadores de Rio Verde, segundo a obra de Oscar Cunha Neto: “Rio Verde, Apontamentos para sua História” foram: Ladislau Borges Campos, José Joaquim Leão, Francisco Coelho de Moraes e os dois suplentes: João José Peres e Joaquim Ferreira Bomtempo.
Mais de cem anos se passaram desde a instalação da primeira Câmara de Vereadores de Rio Verde e o papel desses homens e mulheres continua sendo fundamental para a sua organização social e política. Nenhum projeto elaborado pelo Poder Executivo é colocado em prática sem a aprovação dos vereadores. Cabe ao Legislativo analisar cada um e aprová-lo ou não, dependendo de sua necessidade e das condições do município.
Rio Verde se desenvolveu de forma expressiva em todos os setores ao longo dos seus 172 anos e nessa trajetória, os vereadores cumpriram sua missão, cada um com seu potencial.

Alguns de forma mais tímida, outros mais exigentes e atuantes, porém, todos foram eleitos para auxiliar o município na construção de sua história.
O papel do vereador nem sempre é reconhecido pela maioria da população, principalmente pelos mais humildes. Confunde-se com assistente social ou com alguém que está nessa função para ajudar, de forma individual, aquele que lhe confiou o voto. No entanto, sua função vai muito além. Cabe ao vereador conhecer a realidade do seu bairro, da cidade e do Poder Executivo, propriamente dito. Saber se o que propõe o prefeito e sua equipe está de acordo com a Lei Orgânica do Município e com as demais que regem o país. Legislar para a população e não para grupos isolados. Este é o grande desafio dos 21 vereadores eleitos pelo povo em Rio Verde.
Nesses 172 anos de emancipação política, Rio Verde passou a ocupar um lugar de destaque no país. Nossas riquezas materiais e imateriais são de nossa responsabilidade e como representantes do povo temos uma missão grandiosa. Somos sua voz, somos nós os responsáveis por ver um município organizado politicamente, com infraestrutura que atenda às necessidades da sua população. Saúde, educação e condições de vida digna para seus habitantes deve ser a bandeira de cada um de nós como homens e mulheres públicos, eleitos a partir da confiança e da esperança de um povo.
Agradecemos a Deus pela oportunidade de estar vereador, pela missão gratificante que é servir. Agradecemos a nossa gente pela confiança depositada em cada um de nós.
Parabéns, Rio Verde e parabéns povo Rio-Verdense por chegar até aqui contando uma linda história de sucesso.

Sobre Equipe JFC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *