Folha da Cidade 281
Acesse Nossa
Edição Online
Clique na capa para abrir
Ínicio / Artigos / Aprendizado em rede: o aluno e o professor

Aprendizado em rede: o aluno e o professor

Ana Claudia Carvalho

                                                                                                                                               O aluno sempre foi o eixo da educação; no entanto, na educação virtual, torna-se o protagonista incontestável. Em uma sessão mestre no modo presencial, a responsabilidade de desenvolver e explicar o conteúdo é do professor. No modelo de educação virtual, a master class por videoconferência é um conteúdo excepcional, o que predomina é um trabalho de orientação ao aluno para oferecer a ele mecanismos que lhe permitam explorar o assunto.

Assim, na educação virtual, o aluno, orientado pelo professor, utiliza muitos dos recursos fornecidos pelo ambiente digital para acessar informações valiosas e realizar atividades que permitem consolidar conhecimentos e desenvolver habilidades.

Na educação virtual, o papel do professor inclui o planejamento e o monitoramento do processo de aprendizagem do aluno para garantir que os objetivos da disciplina sejam alcançados.

Com isso, o professor deve ser capaz de facilitar e favorecer o uso do ecossistema de mídia em que o aluno atua, como redes sociais e ambientes colaborativos digitais. Aproveitar essas plataformas interativas e atividades de rede para fins educacionais pode ser uma estratégia muito bem-sucedida.

Sobre Equipe JFC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *