Jornal Folha da Cidade 278
Acesse Nossa
Edição Online
Clique na capa para abrir
Ínicio / Artigos / A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO

A Educação é a base de todos os pilares da sociedade, a estrutura da cultura que perpassa todos os níveis: do letramento ao pós-doutorado. Ela é o aperitivo para a polidez, a sapiência, a deferência, a distinção, pois a instrução desembrulha a competência e a ciência na pessoa.
A Educação é o portal do adentramento, do pertencimento, da identidade, da cidadania. É emissária do entusiasmo, embaixadora do conhecimento, emissora do empoderamento social, alicerce a paz.
Ela é o conduto benéfico, construto do afeto, direiteza diplomática, cais e porto, mina e foz às possibilidades humanas. É o campo para formação e desenvolvimento físico, intelectual e moral de um indivíduo, refinado pela didática e pedagogia do ensino.
Ela é a simpática cortesia, maresia bravia da convivência harmônica, casa guarnecida no tecido de dentro, firmada na consciência esclarecida, através da informação reelaborada pela reflexão, paredes constitutivas da leitura crítica de mundo.
A Educação é o decolar emancipatório a lugares inimagináveis, lagares do planeta, luneta e foco, transposição ao extraordinário.
O saber é preparo para as conquistas e treinamento para a vida. A Educação é o despertar das vocações, a porta das profissões, a arte civilizatória da humanidade.


  • Ana Luiza de Lima Guimarães Costa. Professora. Drª em Filosofia Univérsica ‘Honoris Causa’ – Ph.I. Filósofa Imortal. Mestre em Educação. Especialista em Literatura Brasileira; Planejamento Educacional; Psicopedagogia Institucional e Clínica; Inclusão, Diversidade e Cidadania; Doenças Mentais na Perspectiva da Inclusão. Licenciada em Letras Modernas. Bacharel em Teologia. Membro da União Brasileira de Escritores de Goiás – UBE (1987); Academia Rio-Verdense de Letras, Artes e Ofícios – ARLAO – Cadeira 08, Patronesse Cora Coralina (1994); Titular Correspondente da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás – AFLAG (1990); Academia Feminina de Letras e Artes do Extremo Sudoeste de Goiás – ALESG – Cadeira 13, patronesse Yêda Schmaltz (2003); Associação Internacional Poetas Del Mundo, nº 6493 (2003). Associação Internacional de Poetas (2004); Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais – INBRASCI – GO, Regional Distrital da Governadoria de Rio Verde (2005); Presidente fundadora da Academia de Letras do Brasil – ALB, Seccional de Rio Verde, Cadeira 01, Patronesse Cora Coralina (2010); Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – AJEB, Coordenadoria de Goiás (2018). Revisora. Prefaciadora. Poeta. Ensaísta. Contista. Cronista. Ativista Cultural. Articulista em Jornais e Revistas. Biografada em 13 antologias. Autora de 03 livros solo de poesia e crônicas: Reviver, Viver e Ver (2001), Navegantes do Arrisco (2011), Desnudamento – um jeito amoroso de interpretar o mundo (2012

Sobre Equipe JFC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *