Folha da cidade 277
Acesse Nossa
Edição Online
Clique na capa para abrir
Ínicio / Notícias / GOIÁS: Baixo estoque de leite materno em Bancos de Leite Humano preocupa autoridades

GOIÁS: Baixo estoque de leite materno em Bancos de Leite Humano preocupa autoridades

A queda no número de doações devido à pandemia do novo coronavírus preocupa a Secretaria de Estado de Saúde (SES-GO), que faz um apelo às mães que estão amamentando para contribuírem com esse gesto de solidariedade

Repórter Felipe Moura

Os estoques dos Bancos de Leite Humano (BLH) de Goiás estão baixos. A queda no número de doações devido à pandemia do novo coronavírus preocupa a Secretaria de Estado de Saúde (SES-GO), que faz um apelo às mães que estão amamentando para contribuírem com esse gesto de solidariedade. De acordo com o Ministério da Saúde, de janeiro a abril deste ano, houve redução de 5% no número de doadoras no país em relação ao mesmo período de 2019.  

De todas as unidades da Rede de Bancos de Leite Humano do Estado de Goiás, apenas a do Banco de Leite do Hospital Materno-Infantil (HMI) tem um bom estoque. Dois Bancos de Leite Humano em Goiânia, dois em Anápolis e o de Planaltina de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, precisam de doações. Os BLH de cada cidade realizam a coleta do leite nas casas das doadoras.

Segundo Danielle Aparecida da Silva, coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH) do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (IFF/Fiocruz), qualquer mulher que esteja saudável e tenha leite excedente ao que o filho precisa, pode doar.

                “Pode entrar em contato com um Banco de Leite Humano e ajudar a salvar esses pequenos bebês prematuros e/ou de baixo peso internados em UTI’s Neonatais. Mais do que ajudando na nutrição, ela vai ajudar na proteção desse bebê e, também, dando esperança de vida.”

Para ver a localização e o horário de funcionamento dos bancos e dos postos de coleta de leite humano em Goiás, basta acessar o site saude.gov.br/doacaodeleite.

O Banco de Leite Humano do Hospital Materno-Infantil (BLH/HMI) de Goiânia é referência para as outras unidades que compõem a Rede Estadual de Bancos de Leite. A unidade fica na avenida R-7, s/n, Setor Oeste. O telefone é (62) 3956-2921. Repetindo: (62) 3956-2921.

Doe leite materno. Nessa corrente pela vida, cada gota faz a diferença. Para mais informações, ligue 136 ou acesse o site saude.gov.br/doacaodeleite.

Sobre Equipe JFC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *