Jornal Folha da Cidade – Edição 271
Acesse Nossa
Edição Online
Clique na capa para abrir
Ínicio / Artigos / Fé e tradição marcam festejos de Nossa Sra. d’Abadia na Região da Laje

Fé e tradição marcam festejos de Nossa Sra. d’Abadia na Região da Laje

A religiosidade do povo goiano é marcante por suas festas dedicadas aos santos padroeiros. Nesse mês, em nossa região a festa em louvor a Nossa Senhora D’Abadia reuniu milhares de fiéis em várias propriedades rurais, tanto no município de Montividiu como em Rio Verde.

Na região da Lage, uma comunidade fervorosa, que pertence à Paróquia Imaculado Coração de Maria, situada a 15 km de Rio Verde, aconteceu, na quinta-feira, dia 15 de agosto, uma grandiosa festa em louvor a Nossa Senhora D’Abadia. A festa foi realizada na propriedade do Sr. José Antônio de Oliveira (o Noneca), sendo idealizada há 90 anos pelo pioneiro Oscar Faria, seu pai.

Os festejos tiveram início com uma missa presidida por Padre Fábio Muniz, pároco da Paróquia Santo Antônio de Pádua, logo após um farto almoço, procissão, terço, jantar e à noite a queima da fogueira. Esse ano essa festividade reuniu cerca de 200 pessoas que participaram desde a missa que foi realizada pela manhã, até a queima da fogueira a noite.

Todos os anos a família se organiza com antecedência para esta festa e a comida farta e muito saborosa é preparada com todo carinho e com ajuda de muitos que se desdobram na cozinha. O cardápio para a festa desse ano, segundo a cozinheira Eliamar de Fátima Oliveira, filha do senhor Noneca, foi preparado com os seguintes ingredientes: 65 quilos de arroz, 2 capados, 12 leitoas, 80 frangos, 40 guarirobas, 15 quilos de macarrão,17 quilos de feijão, 2 caixas de tomates e duas vacas.

De acordo com Eliamar a preparação do almoço começou duas semanas antes da festa, com a ajuda de 15 pessoas, tudo feito com muito carinho para um grande número de pessoas que acompanham a devoção da família. Já houve festas em que contamos com a presença de 600 pessoas na fazenda, sobretudo em ano eleitoral. É uma tradição que promete seguir por vários anos, pois, as novas gerações já pegaram gosto por louvar Nossa Senhora D’Abadia.

Sobre Equipe JFC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *