Jornal Folha da Cidade – Edição 268
Acesse Nossa
Edição Online
Clique na capa para abrir
Home / Notícias / Cidade / CODERV EM AÇÃO

CODERV EM AÇÃO

O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Rio Verde (CODERV) vem participando de forma expressiva do desenvolvimento da Cidade de Rio Verde. Com o intuito de fazer de Rio Verde a melhor cidade para se viver, este Conselho não tem medido esforços para contribuir com o poder público através de suas câmaras técnicas que têm realizado projetos importantes que poderão ajudar muito na organização e desenvolvimento do município.
Nos meses de novembro e dezembro o CODERV, através do presidente Ênio Fernandes e sua diretoria, realizou várias ações importantes que deram grande visibilidade ao Conselho.
Na terça, 27/11, o CODERV recebeu membros da Secretaria de Meio Ambiente de Rio Verde, que informou sobre trabalhos e apresentou projetos para a desburocratização e melhoria do Código Ambiental. Na oportunidade, a equipe comandada pela Secretária Marion Kompier apresentou vários projetos. Também foram informadas aos conselheiros que, somente em 2018, já foram expedidas mais de 14 mil licenças ambientais aos contribuintes.
Presente na reunião, a procuradora do Município, Franciele de Kássia apresentou as alterações efetivadas no código ambiental em dezembro de 2017 para a melhoria no código ambiental e a desburocratização. Franciele disse que todas as quartas-feiras são realizadas reuniões com entidades que representam a sociedade civil e que as mesmas ajudam a formular melhorias, inclusive que foram criadas portarias com a ajuda dessas entidades. O analista ambiental da Secretaria, Adenilson, apresentou a Portaria 05/2017, que busca estudar quais são os sistemas para facilitar algumas licenças.
Outro analista ambiental, Carlos apresentou o projeto Águas Claras, cujo objetivo é despoluir os córregos do Sapo e Barrinha, apresentando soluções técnicas para imóveis que lançam esgoto clandestino. Foi apresentado também o projeto do Ministério do Meio Ambiente A3P, que visa a Agenda Ambiental da administração.
Andressa, médica veterinária da Secretaria do Meio Ambiente falou sobre o projeto para diminuir a quantidade de animais abandonados nas ruas. A profissional Karla que cuida da parte da educação ambiental mostrou algumas ações que visam conscientizar as crianças para que se tornem adultos mais responsáveis. Abel falou sobre o programa Produtores de Água, o qual tem como objetivo melhorar a qualidade e manter a quantidade de água em níveis que atendam a população.

HOMENAGEM ESPECIAL:
Encerrando o seu mandato como presidente da OAB-Subseção Rio Verde, o presidente Eduardo Lôbo e sua diretoria realizaram na noite do dia 27 de novembro, na Câmara Municipal de Rio Verde, uma solenidade em homenagem à diretores, profissionais da Advocacia, imprensa, entidades e pessoas que colaboraram com a OAB durante sua gestão.
O CODERV foi uma das entidades homenageadas pela OAB Rio Verde pelos trabalhos realizados em prol do Município. A honraria, explicou o presidente da OAB, Eduardo Lôbo, se deve em função dos relevantes serviços prestados pelo Conselho e parcerias realizadas, principalmente entre 2016 e 2018, período em que esteve à frente da entidade.
Ao receber o Diploma de Honra ao Mérito, o presidente do CODERV, Ênio Fernandes, agradeceu a homenagem, enaltecendo o trabalho e empenho de todos os membros do Conselho. Na oportunidade também foram homenageados a ACIRV, CDL, Câmara Municipal, Sindicato Rural e Observatório Social.

NOVA DIRETORIA
Com a participação de 26 conselheiros, foi eleita na quinta-feira, 29/11, a nova diretoria do CODERV-Biênio 2019/2020, que tem à frente o advogado Eduardo Lôbo.
A eleição teve início às 08h, sendo encerrada às 15h, com a presença de 26 conselheiros aptos a votar, A Chapa encabeçada por Eduardo do Prado Lôbo recebeu 100% dos votos. A posse da nova diretoria será em Janeiro de 2019, em data a ser definida.
A diretoria eleita é composta pelos seguintes membros:
Presidente: Eduardo do Prado Lôbo (ACIRV)
Vice-presidente: Angelo Thomaz Landim Júnior (AGINTERP)
Primeiro secretário: Luciano Martins Ribeiro (OAB)
Segundo secretário: José Carlos Cintra (SINDICATO RURAL)
Tesoureiro: Marcelo José Ataídes dos Reis (AMARV)

PERFIL DO PRESIDENTE
Eduardo do Prado Lôbo é Advogado há mais de 13 anos, sócio na Lôbo e Pignatti Advogados Associados, formado pela Universidade de Rio Verde-UniRV no ano de 2004/2; Pós-Graduado em Direito Processual Civil pela Universidade do Sul de Santa Catarina-UNISUL; Pós-Graduado em Perícia e Auditoria Ambiental pela Universidade de Rio Verde-UniRV; Pós-Graduando em Direito Contratual; Presidente da OAB/GO Subseção de Rio Verde (Triênio: 2016/2018); Assessor Jurídico da ACIRV (Triênio: 2017/2020); Árbitro da CAM ACIRV; foi Diretor Tesoureiro da OAB/GO Subseção de Rio Verde (Triênio: 2010/2012) e Vice Presidente da OAB/GO Subseção de Rio Verde (Triênio: 2013/2015).
PROJETOS APROVADOS PELA PLENÁRIA
O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Rio Verde aprovou na quarta-feira, 05/11, o trabalho feito pela Câmara Técnica para a Mobilidade Urbana do Município que propõe a reestruturação do sistema viário em Rio Verde. Com aprovação do Conselho, o trabalho deverá ser encaminhado para a Câmara Municipal.
O trabalho, que já havia sido apresentado anteriormente à diretoria do CODERV, foi apresentado à Plenária, que poderia sugerir mudanças ou aprovar o trabalho realizado, conforme avaliação dos membros do Conselho.
A apresentação coube a Engenheira Civil com especialização em mobilidade urbana, Karla Maria de Paula, que explicou detalhadamente as partes do trabalho elaborado. Karla destacou ainda que a questão da mobilidade urbana é um projeto a ser estudado, um trabalho grande e que precisa ser executado em curto, médio e a longo prazo para uma Rio Verde melhor daqui 20 ou 30 anos.
Satisfeitos com a apresentação, os conselheiros elogiaram o trabalho do Grupo e agradeceram a dedicação e o empenho da coordenadora Karla e dos demais componentes. Participaram também da assembleia o recém-eleito presidente do Conselho, Dr. Eduardo Lobo; o próximo Secretário, José Carlos Cintra e o Advogado Gabriel de Lima Moraes.
Outros projetos importantes elaborados pelas Câmaras Técnicas também foram aprovados ao longo do mandato do presidente Ênio Fernandes e encaminhado ao Poder Legislativo.
Criada para estudar, elaborar e desenvolver trabalhos voltados ao Plano Diretor do Município, a Câmara Técnica de Desenvolvimento Urbano tem atuado intensamente na busca de soluções e melhorias para a área, buscando também preparar estruturalmente Rio Verde para o futuro.
Alguns trabalhos já foram entregues ao Poder Executivo como o projeto sugestivo sobre a Lei das Calçadas, apresentado na assembleia pelo conselheiro Acássio Castro que entrou para votação na Plenária e depois de aprovado e feitos alguns ajustes foi entregue à Prefeitura.
Assim, o CODERV vem atuando ao longo do ano e continua atuante, contando com a participação de seus conselheiros devidamente qualificados em diversas áreas, tendo como missão contribuir para o desenvolvimento do município de Rio Verde.

About Equipe JFC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *