Home / Notícias / Cultura / NOITE CULTURAL: Dez anos do InBrasCI com homenagens e lançamento de livro

NOITE CULTURAL: Dez anos do InBrasCI com homenagens e lançamento de livro

Na noite de terça-feira (13/11), a Câmara Municipal de Rio Verde foi palco de um importante evento cultural. Naquela noite o Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais (InBrasCI) e a Associação de Jornalistas e Escritores Brasileiros (Ajeb) realizou o lançamento do livro “Meus Escritos Compilados: Juntos e Misturados”, da escritora Zilda Peres, além da posse dos membros da Ajeb – Rio Verde e homenagens a pessoas e entidades que realizam trabalhos de excelência no município de Rio Verde.
No início da cerimônia foram apresentados os primeiros membros do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais que tomarem os seus lugares.
Fundada no dia 8 de maio de 2008, a primeira diretoria do InBrasCI – GO completou dez anos e para celebrar a data realizou uma homenagem aos primeiros membros e deu posse ao seus novos membros: João Gabriel Lima Costa, novo Diretor Jurídico do InBrasCI; Andresa de Souza Martins; Carlos Augusto; Laudelino Nogueira Guimarães Júnior; Thelma Cunha e Silva e Welson Cardoso Barros.
Entre os homenageados estava o ilustre médico Benjamin Spadoni que faleceu no dia 27 de agosto deste ano. Dr. Benjamin foi diretor presidente de uma universidade, foi um dos primeiros produtores rurais a fazer parte da cooperativa COMIGO, escritor e muito respeitado e admirado pela sociedade rio-verdense. Benjamin Benoni Martins Spadoni, nasceu em 02 de outubro de 1936 e infelizmente perdeu a luta contra um câncer, falecendo aos 82 anos de idade.
Ajeb e InBrasCI têm entre seus objetivos dar reconhecimento e visibilidade a pessoas e instituições que são significativas para a sociedade, portanto, homenagearam durante o evento duas instituições rio-verdenses: Associação Pestalozzi de Rio Verde, Centro de Atendimento Educacional Especializado Dunga de Ensino Especial e o GARV, Guardiões dos Autistas de Rio Verde.
a professora Zilda Mendonça, coordenadora-presidente da Ajeb Rio Verde explicou que a meta da instituição será empoderar as mulheres vítimas de violência e divulgar os artistas locais. “Precisamos dar vez e voz aos músicos e poetas de nossa cidade, que não possuem tanta divulgação. Poucas pessoas procuram cultura e muitas não sabem valorizar, então vamos divulgar e enaltecer as pessoas que fazem coisas lindas e maravilhosas na nossa cidade”, concluiu.
Durante a solenidade aconteceu também a instalação e posse da Diretoria da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil Coordenadoria Presidência Goiás-AJEB-GO com os seguintes nomes confirmados para a coordenação:
Zilda Mendonça, Coordenadora Presidente; Ana Luiza de Lima Guimarães Costa, Vice-Coordenadora; Viviane Mendonça, 1ª Secretária; Oníria Guimarães, 2ª Secretária; Milka Márcia da Silva, 1ª Tesoureira; Camilla Paes Leme, Assessora de Comunicação.
Abrilhantando o evento, ao final da cerimônia, a Professora, Historiadora, Pedagoga, Pesquisadora e Escritora Zilda Pires fez o lançamento de seu livro “Meus Escritos Compilados: Juntos e Misturados”. Zilda agradeceu a paceria da Câmara Municipal para a realização da noite, leu algumas páginas de seu livro e passou para a sessão de autógrafos do seu 15º livro.
O evento foi prestigiado por inúmeras pessoas da sociedade rio-verdense, entre estas, autoridades políticas e civis que abrilhantaram o momento tão especial.

About admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *