Home / Notícias / Cultura / Rio Verde recebe exposição fotográfica “Retratos da Terra”

Rio Verde recebe exposição fotográfica “Retratos da Terra”

A exposição será realizada dos dias 23 de agosto a 24 de setembro, no Buriti Shopping Rio Verde; as fotografias são fruto dos olhares artísticos da artista Karina Bacci, de São Paulo, do fotógrafo Cleiton Isoton e dos alunos do IAM (Instituto de Assistência a Menores de Rio Verde).

A exposição acontecerá no Buriti Shopping Rio Verde e ficará aberta para visitação do público de segunda a sábado, das 10h às 22h e aos domingos e feriados das 14h as 20h, até dia 24 de setembro. A entrada é gratuita. A mostra é o resultado do projeto Retratos da Terra realizado em Rio Verde durante o mês de abril, com o patrocínio do Banco Rabobank.
Os 20 jovens que participaram do projeto receberam formação técnica em fotografia e saíram a campo para registrar imagens de vários locais da cidade, cuidadosamente escolhidos para mostrar a cadeia da alimentação e seus impactos na vida da comunidade local. A exposição é muito mais do que uma junção de belas fotos, trata-se do resultado de uma sensível reflexão sobre os hábitos e a cultura da cidade. Fotografaram aspectos importantes da alimentação: como são produzidos os alimentos, colhidos e comercializados; também participaram de um workshop sobre aproveitamento de alimentos, que foi fonte de inspiração. O objetivo é estimular a conscientização sobre a importância da alimentação, evitar o desperdício e estimular o aproveitamento total de cada alimento.
“O Rabobank valoriza o potencial dos jovens de transformar a realidade e, consequentemente, contribuir para o futuro do agronegócio. Com a exposição, a comunidade poderá ver o resultado das reflexões dos jovens a respeito da cadeia de alimentos”, afirma Fabiana Alves, diretora do Rural Banking do Rabobank Brasil.
O fotógrafo Cleiton Isoton, também foi convidado para representar o olhar de uma artista local sobre o tema. A curadoria da exposição é de Karina Bacci que, durante o projeto, ministrou aulas de fotografia e artes para os participantes. A iniciativa busca despertar nos participantes a reflexão, valorização e consciência de si mesmos e a importância da alimentação, uso consciente e aproveitamento de alimentos, além de ressaltar a arte e a fotografia como forma de expressão.
O projeto conta, ainda, com um catálogo fotográfico – um documento artístico com todas as fotos da exposição e algumas que não foram expostas.
“Retratos da Terra” é idealizado pela Elo3 Integração Empresarial e viabilizado com recursos obtidos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet. O projeto conta com patrocínio do Banco Rabobank.
Retratos da Terra
Entrada: Aberta ao público – Grátis
Local: Buriti Shopping Rio Verde
BR 060 – KM 15,1 – JARDIM CAMPESTRE – RIO VERDE/GO
Abertura: 23.08, às 10h00
Visitação: de 23.08 a 24.09
segunda a sábado, das 10h às 22h e aos domingos e feriados das 14h as 20h.

About admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *