Home / Notícias / Cidade / “A demanda por alimentos vai crescer bastante e Rio Verde é muito forte na produção de alimentos.”

“A demanda por alimentos vai crescer bastante e Rio Verde é muito forte na produção de alimentos.”

Na comemoração dos 170 anos de Rio Verde, Ênio Fernandes, presidente do CODERV, fala sobre a visão da entidade para o futuro econômico do município.

O CODERV – Conselho de Desenvolvimento Econômico de Rio Verde, um órgão criado pelas entidades representativas da sociedade rio-verdense, com caráter consultivo e com o propósito de formular políticas de desenvolvimento econômico que projetem o município para o futuro, tem feito um trabalho muito importante, apresentando ao Poder Executivo grandes contribuições através de projetos elaborados por profissionais de diversos setores, contribuindo assim, para o bom desenvolvimento do município.

“Estamos numa região onde o desenvolvimento econômico é muito forte. Estamos vendo vários setores da economia brasileira sofrerem há anos seguidos. A indústria vem sofrendo muito, assim como o comércio e o setor de serviços, porém, o agronegócio consegue ainda, mesmo diante de tantas turbulências, se manter crescendo e alavancando a economia brasileira. Mas, o fato mais importante é que quando olhamos para as perspectivas de desenvolvimento futuro do mundo, pois não estamos isolados, observamos alguns dados que nos impactam. O primeiro fato é que os países que mais vão se desenvolver serão os emergentes. Se você pegar o PIB do G7 hoje e pegar o PIB do E7 que são os sete emergentes e projetá-los para 2030, o PIB do E7 será maior do que o do G7, ou seja, o crescimento virá dos países em desenvolvimento; o segundo ponto é que nós vamos ter um crescimento fantástico da classe média mundial em todos os países do mundo, a classe média vai crescer muito. O terceiro ponto é a urbanização, cada vez mais as pessoas vão morar nas cidades e com isso elas vão parar de produzir coisas básicas, como por exemplo, aquele que mora na fazenda, que pega o ovo da galinha ali, em seu próprio galinheiro, estes necessitarão de coisas básicas.
“Com a urbanização e as cidades ficando cada vez maiores, as pessoas vão precisar comprar coisas básicas para se manterem.”
Então, temos três fatos: os emergentes vão crescer; a classe média mundial vai aumentar, se urbanizar e dependerá cada vez mais do campo. Ou seja, o seu cliente está ficando em número maior, está ficando mais rico e está dependendo mais do agro e é aí que entra o grande potencial de Rio Verde.
Pensamos só em soja e milho, mas a produção de proteína animal é a que mais crescerá. Quando você observa as projeções futuras, você vê que a demanda por carne no mundo vai aumentar bastante e aí vemos o nosso potencial, Rio Verde é muito forte na área de proteína animal.
A projeção por alimentos vai crescer bastante e nosso município é muito forte em alimentos, em grãos e em fibras, ou seja, potencial de crescimento nós temos, oportunidades também, o que precisamos é de políticas públicas que destravem o crescimento e nesse ponto o Brasil está melhorando e Rio Verde também.
Os trabalhos que o CODERV vai entregar, essa boa comunicação tanto com o Executivo como com o Legislativo e também com o Governo Estadual é importante. É importante entendermos as limitações do Estado e tentar contribuir com ideias que façam a nossa região e o nosso Estado crescer.
Pensando especificamente em Rio Verde, às vezes propomos uma lei que para o município implantar há entraves e o que nós precisamos fazer é entender quais são esses entraves, remover ou tentar negociá-los e isso o CODERV está tentando fazer e está tendo um bom respaldo, tanto do Executivo como do Legislativo.
Quando você pega mentes brilhantes trabalhando e sem custos para o município e para o Estado; você pega um Executivo que realmente quer fazer a cidade crescer e um Legislativo que está apto a ouvir e acatar sugestões, o que é raro, só há um caminho, o caminho do sucesso.
Então, o CODERV acredita fielmente no desenvolvimento de Rio Verde, acredita que aqueles projetos que ele entrega e que são discutidos podem ajudar a cidade. Acreditamos que a boa relação entre o CODERV, o Poder Executivo, Legislativo e Sociedade Civil é uma das portas amplas para o desenvolvimento de Rio Verde.

About admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *